Esperançar 4ª edição
Um evento que tem como objetivo promover a reflexão e a integração de saberes. Professores, comunidade científica, movimentos populares e educadores são convidados a compartilhar seus saberes e vivências acerca das temáticas de cada encontro.
- Troca de saberes sobre educação ambiental de base comunitária -
A 4a edição do Esperançar faz parte do Projeto Formiga Verde e pretende promover uma troca de saberes sobre educação ambiental de base comunitária a partir da experiência do projeto.
É uma formação teórico-prática com duração de seis horas, que tem como objetivo complementar a formação de professores a partir de uma abordagem teórica conectada com as experiências vivenciadas no contexto do projeto Formiga Verde.
Integrando saberes acadêmicos e populares, o curso pretende construir coletivamente conhecimentos sobre a práxis da educação ambiental de base comunitária explorando a potencialidade do elo escola - comunidade para o seu desenvolvimento.
Dia 05.11.2022
Na UERJ, Maracanã, Rio de Janeiro.
de 09h às 16h
Troca de saberes sobre
Educação ambiental
de base comunitária
❕Incluso certificado de participação❕
Programação
09h
Boas vindas, café da manhã colaborativo e credenciamento.
9h30
Abertura : "Troca de saberes - Compartilhando as experiências vividas no Projeto Formiga Verde"
10h30
Mesa redonda: “Desafios e possibilidades para promoção da Educação Ambiental de Base Comunitária no contexto escolar”. Participantes: Daniel Fonseca, Celso Sanchez, Suzana Padrão e Gildete Barros.
12h
Intervalo - Almoço
13h
Troca - troca de sementes crioulas: celebrando a biodiversidade
13h30
Oficinas Práticas com equipe Perma Lab e Ciclo Orgânico:
Compostagem: técnicas, experimentos e estratégias para a compostagem como instrumento pedagógico.
Plantio: troca de vivências sobre a implementação de espaços cultiváveis em escolas e métodos para atividades e plantios agroecológicos.
15h30
Encerramento
Conheça nossos participantes:
Doutor em Ciências Ambientais, professor e coordenador do grupo de Estudos LAPEAR na UNIRIO. | Biólogo professor da Unirio coordenador do Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur GEASUR. | Militante e professora na UERJ. Tem experiência na área de Alimentação Coletiva, com ênfase na promoção da saúde, políticas sociais de alimentação e nutrição, direito humano à alimentação adequada e segurança alimentar e nutricional. |
---|---|---|
Professora da Escola Municipal Jornalista Brito Broca, que fica no morro da Formiga. Formada em pedagogia e administração escolar. Especialização em Educação Infantil e Educação Ambiental. | Cria do Morro da Formiga, ativista no Coletivo FormigAção e articulador em prol dos moradores. Gestor da Folia Mirim e Coordenador do eixo comunidade do Projeto Formiga Verde. | Eco jardineiro, composteiro e bicicleteiro na empresa Ciclo Orgânico. |
Designer gráfico, artista visual e educador em atividades socioculturais comunitárias no Morro da Formiga, como o Coletivo FormigAção, a Folia Mirim e o Espaço Formiga Verde. | Mediadora da Mesa. Bióloga pela UFF, com especialização em ensino de ciências e biologia pela UFRJ e MBE em Meio Ambiente pela COPPE/UFRJ. É Educadora Ambiental no Projeto Formiga Verde. |
“É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir!
Paulo Freire
❕Incluso certificado de participação❕