Compostagem na Escola: soluções para o lixo
O projeto Compostagem na Escola: Soluções para o lixo foi desenvolvido com o objetivo de debater e promover reflexões sobre consumo e produção de lixo bem como trabalhar soluções para esta problemática a partir do gerenciamento e técnicas de compostagem em 4 escolas públicas da Zona Oeste do Rio de Janeiro.
APOIO
ANO
Embaixada da Suíça no Brasil
2019
O projeto foi desenvolvido com o objetivo de debater e promover reflexões sobre consumo e produção de lixo bem como trabalhar soluções para esta problemática a partir do gerenciamento e técnicas de compostagem em 4 escolas públicas da Zona Oeste do Rio de Janeiro.
A escolha de escolas na zona oeste do Rio de Janeiro se dá pela vulnerabilização que ocorre em seus bairros, caracterizada pela falta de acesso a transporte público, educação, saúde e atividades culturais de qualidade, entre outros. Entendendo a prática da compostagem como uma tecnologia social democrática, por ser de baixo custo e fácil replicação, reconhece-se o potencial desse projeto para os estudantes, para escola e para os respectivos bairros.
O retorno obtido dos participantes por meio de vídeos e conversas, foi a demonstração de grande interesse pela prática da compostagem, em sua continuidade e replicação em outras escolas. Foram realizadas aulas teóricas e
práticas, que permitiram uma participação ativa dos estudantes, através de dinâmicas pedagógicas e da montagem de composteiras residenciais e composteiras de larga escala.
Alguns registros dos encontros